A isotretinoína, mais conhecida pelo nome comercial Roacutan, tem sido utilizada com maior frequência no pós-operatório das rinoplastias nos últimos anos.
Embora não exista um consenso sobre o assunto, diversos estudos apontam que, quando utilizado no período pós-operatório, o medicamento pode auxiliar no processo de recuperação da rinoplastia.
Isso se dá por conta de algumas ações do medicamento: diminuição da oleosidade, diminuição do inchaço e principalmente pela diminuição da fibrose, ocasionada pela sua ação anti-inflamatória na pele.
A fibrose é um processo normal da recuperação. Ela cria uma camada de cicatriz entre as cartilagens e a pele do nariz. Entretanto, o ideal é que a formação da fibrose não ocorra em excesso, para que não haja um espessamento dos tecidos, o que ocasionaria uma perda do refinamento da cirurgia.
Dentre todos os benefícios, considero que este é o maior deles, tendo em vista que com a redução da fibrose, as mudanças estruturais das cartilagens abaixo da pele ficam mais evidentes de forma permanente, mesmo após a interrupção do tratamento.
Entretanto, é preciso cautela, uma vez que esse medicamento possui efeitos colaterais e contraindicações para alguns pacientes. A orientação médica e a experiência do cirurgião são essenciais para a indicação correta em cada caso.
Você também fez uso do Roacutan no seu pós operatório da rinoplastia? Como foi sua experiência?