Toxina Botulínica

A toxina botulínica tipo A, conhecida popularmente como “botox”, é uma substância capaz de paralisar os músculos, por meio de um bloqueio neuromuscular, isto é, o desligamento da transmissão de estímulos entre os neurônios e os músculos.

Hoje no Brasil temos várias marcas de toxina botulínica, como por exemplo: Botox ®, Dysport ®, Xeomin ®, Botulift ®, Botulim ® e Prosigne ®. As injeções de toxina botulínica são indicadas para prevenir ou tratar as rugas da região frontal (testa), da glabela (espaço entre as sobrancelhas), da região ao redor dos olhos (“pés de galinha”), ou até mesmo para subir as sobrancelhas, deixando-as mais arqueadas.

Além do tratamento das rugas, o botox pode ser utilizado para o tratamento da sudorese em excesso, agindo no bloqueio do estímulo às glândulas sudoríparas nas axilas.

Embora não exista uma idade específica para aderir ao tratamento facial, é aconselhável iniciar as aplicações após os 25 anos, ou quando as linhas de expressão começarem a causar incômodo. Esse é o Botox preventivo, que tem a intenção de evitar que as rugas dinâmicas (presentes aos movimentos da musculatura do rosto) formem marcas permanentes (rugas estáticas). No entanto, para pacientes normalmente acima dos 40 anos, que já apresentam rugas estáticas (rugas presentes com a musculatura do rosto em repouso), fazemos o Botox corretivo, com a intenção de suavizar as marcas de expressão já existentes. No tratamento da sudorese excessiva, as aplicações podem ser iniciadas, em alguns casos, a partir dos 16 anos.

Informações gerais

  • Duração do procedimento: 15 a 30 minutos.
  • Tipo de anestesia: Anestesia tópica local (pomada).
  • Procedimento realizado em consultório.
  • Tempo de recuperação para atividades básicas do dia a dia: imediato.

O procedimento

O procedimento é rápido e quase indolor quando realizado com anestesia tópica, gelo e um aparelho vibratório, que diminuem a sensibilidade local.

A aplicação da toxina botulínica é feita no consultório através de uma agulha curta e ultrafina, que penetra as camadas superficiais da pele até chegar ao ponto muscular que se pretende paralisar, ou na região das glândulas sudoríparas nas axilas. A duração do procedimento varia entre 15 e 30 minutos, a depender do número de injeções necessárias e características do paciente.

A aplicação de botox é contra indicada para pacientes que tenham qualquer alergia a componentes da fórmula, gestantes e lactantes, pacientes com doenças neuromusculares e problemas imunológicos, ou que apresentem alguma inflamação ou infecção na região a ser tratada.


O pós procedimento

Depois da aplicação de botox é possível que ocorra um leve inchaço nas áreas aplicadas e pequenas equimoses (roxos) em alguns pontos. Normalmente o inchaço desaparece em alguns minutos, e os roxos, caso ocorram, somem em poucos dias. O paciente pode retornar de imediato às suas atividades cotidianas, não necessitando de repouso.

As principais recomendações são: evitar deitar-se, massagear ou esfregar a área tratada, bem como não praticar exercícios físicos por um período de 4 horas. Além disso, o paciente que fizer aplicações na face é orientado a utilizar protetor solar por 7 dias após o procedimento.

O início dos resultados da toxina botulínica pode ser visto após 48 horas da aplicação, porém o resultado final do produto será após 2 semanas, tendo uma duração entre 4 a 6 meses. O tempo de duração do botox depende de diversos fatores como o sexo, a prática de atividade física pelo paciente, idade, força muscular, entre outros.

Após o fim dos efeitos do botox o paciente pode realizar novas aplicações caso queira manter os benefícios.


Os riscos

As complicações e riscos do procedimento são raros, mas é relatada a possibilidade de reações alérgicas, ptose palpebral, diplopia (visão dupla), visão embaçada, e desordens de deglutição.

Informações específicas

Como em todo procedimento, cada caso deve ser acompanhado individualmente, podendo o paciente receber orientações específicas ou diferentes das mencionadas acima.

Preço do procedimento

Sabemos que o valor de um procedimento é uma das principais dúvidas dos pacientes, pois muitos desejam se programar com antecedência e se planejar financeiramente. Entretanto, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) proíbem a divulgação de preços de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos pela internet.

Além da proibição imposta, outro empecilho para a divulgação do preço do botox é o fato de que existem variáveis que podem influenciar no valor final do procedimento.

Se você tem interesse em saber o valor da aplicação de botox e as formas de pagamento, a primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato conosco por meio dos nossos canais de atendimento para São Paulo e Sorocaba:

Telefone / WhatsApp: (11) 94546-4675Whatsapp

O orçamento final dependerá do agendamento de uma consulta, pois é então que o cirurgião poderá avaliar individualmente seu caso, saber das suas particularidades e expor todas as possibilidades, para que juntos possam chegar à melhor opção para você.

Fotos de antes e depois

A publicação de fotos de antes de depois de procedimentos e cirurgias plásticas, mesmo com a autorização dos pacientes, é proibida pela Resolução nº 1.974/11 do Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Além disso, fotos de antes e depois de botox devem ser avaliadas com cautela, uma vez que o resultado obtido num determinado paciente pode não ser o mesmo esperado para o seu caso específico, devido características e particularidades de cada um.

Para saber o resultado esperado para seu caso, a melhor forma é agendar uma consulta. Na consulta o cirurgião irá ouvir suas expectativas, analisar o seu caso, as suas características, mostrar casos parecidos com o seu e te orientar sobre os resultados que são possíveis para você.

Entre em contato conosco por meio dos nossos canais de atendimento e agende sua consulta em São Paulo ou Sorocaba:

Telefone / WhatsApp: (11) 94546-4675Whatsapp

Vale lembrar que a escolha de seu cirurgião deve ser muito criteriosa: você deve se certificar de que ele é habilitado, possui boa formação técnica e especialização em sua área de atuação. Consulte seu médico pelo site do CFM e SBCP.