Rinoplastia Secundária

A rinoplastia revisional, mais conhecida como rinoplastia secundária (que pode ser terciária, quaternária, e assim por diante), nada mais é que uma rinoplastia realizada em um paciente que já foi submetido a uma outra anteriormente.

A procura por uma rinoplastia secundária ocorre, na maioria das vezes, por motivos estéticos, porém também pode ocorrer devido a problemas respiratórios (funcionais), ou por ambos.

Dentre todas as cirurgia plásticas, a necessidade da realização de uma cirurgia revisional é mais comum nas rinoplastias. Isso porque o nariz possui estruturas milimétricas e frágeis, que podem sofrer com as forças da cicatrização ou com o excesso de fibrose após uma cirurgia, causando assim deformidades estéticas e/ou funcionais (obstrução da passagem de ar).

A rinoplastia secundária costuma ser uma cirurgia mais complexa, por isso deve ser realizada por um especialista em rinoplastia, pois exige que o cirurgião tenha um vasto conhecimento e experiência na área, além de se manter sempre atualizado.

Na maioria da vezes, esta cirurgia tem uma duração mais longa que uma rinoplastia primária (entre 3 a 6h), sendo assim utilizada a anestesia geral. É comum haver a necessidade do uso de cartilagem da costela ou de cartilagem da orelha para a realização da rinoplastia secundária.

A realização de uma rinoplastia revisional é mais comum ocorrer após 12 meses da cirurgia anterior, por ser o tempo médio para o resultado final de uma cirurgia estética nasal realizada anteriormente. No entanto, cada caso deve ser avaliado individualmente, sendo que este tempo pode ser diferente para cada paciente.

Para saber tudo sobre rinoplastia clique aqui.