Rinoplastia com cartilagem de costela ou orelha

A rinoplastia com cartilagem de costela (costal) ou com cartilagem de orelha (conchal auricular), nada mais é que uma rinoplastia estruturada em que são utilizados enxertos de cartilagem de outro local ao invés da cartilagem do septo nasal.

A rinoplastia com costela ou orelha costuma ser realizada com anestesia geral. Em muitos casos, a certeza da necessidade de retirada de cartilagem de costela ou de orelha só é obtida durante o procedimento, quando o cirurgião realiza a retirada da cartilagem do septo e avalia se a qualidade e quantidade de material (cartilagem) será suficiente para a estruturação do nariz.

A cartilagem da costela costuma ser retirada da parte direita do tórax, por uma pequena incisão, de 2 a 3 cm, localizada no sulco da mama (dobra da mama das mulheres, ou a uma distância média de 5 cm abaixo da aréola nos homens). Por este acesso é retirado um fragmento de aproximadamente 4 cm da porção de cartilagem contida na costela, não trazendo nenhum prejuízo futuro ao paciente. Este procedimento costuma ser um pouco doloroso nos primeiros dias, sendo necessário o uso de analgésicos para aliviar os incômodos. A cicatriz costuma ter uma boa qualidade após o resultado final, ficando escondida na dobra da mama das mulheres. É comum, em alguns casos, as mulheres realizarem a cirurgia de prótese de mamas ou de troca de implantes de silicone na mesma cirurgia.

Já a cartilagem da orelha é retirada por uma pequena incisão de 2 cm, por trás da orelha, por onde é retirado um pedaço da concha auricular. A retirada deste fragmento de cartilagem da orelha não traz nenhum prejuízo estético ao paciente. Este procedimento pode trazer um pouco de desconforto nos primeiros dias, que é controlado com o uso de medicamentos para a dor. A cicatriz fica escondida atrás da orelha, ficando praticamente imperceptível na maioria dos casos. Em alguns casos é realizada a correção de orelha de abano (otoplastia) na mesma cirurgia.

A rinoplastia com costela costuma ser uma cirurgia mais complexa, por isso deve ser realizada por um especialista em rinoplastia, pois exige que o cirurgião tenha um vasto conhecimento e experiência na área, além de se manter sempre atualizado.

A rinoplastia com cartilagem de costela ou orelha é indicada na maioria das vezes para casos como o de rinoplastia secundária, rinoplastia em nariz negroide (afrodescendente) ou em nariz asiático, ou nos pacientes que já realizaram uma cirurgia de desvio de septo (septoplastia) antes.

Para saber tudo sobre rinoplastia clique aqui.