O lóbulo de orelha rasgado, lóbulo bífido, ou mais conhecido como orelha rasgada, é na maioria das vezes causado pelo uso de brincos pesados, alargadores ou até mesmo por acidente.
A cirurgia para reparar a orelha rasgada, conhecida como lobuloplastia, é indicada para os pacientes que desejam fechar a laceração no lóbulo da orelha, ou para aqueles que ainda não possuem o rasgo, no entanto o furo do lóbulo da orelha está alargado.
Também é indicada para pessoas que já usaram alargadores e atualmente não se identificam mais com o uso do acessório, sentindo-se constrangidas com sua orelha rasgada.
Informações gerais
- Duração da cirurgia: 30 - 60 minutos.
- Tipo de anestesia: Anestesia local.
- Procedimento realizado em consultório.
- Tempo de recuperação para atividades básicas do dia a dia: imediato.
A cirurgia
A lobuloplastia é considerada uma pequena cirurgia, sendo feita de rotina no consultório médico.
Na lobuloplastia é realizada anestesia local no lóbulo a ser corrigido, e somente após alguns minutos a cirurgia tem início. Desta forma, o paciente não tem nenhuma dor no local a ser operado.
É feita então a união das bordas do tecido da orelha por pontos de sutura, com a finalidade de corrigir a fenda (rasgo) ou diminuir o furo.
O pós operatório
A cirurgia para correção da orelha rasgada é considerada um procedimento cujo pós operatório é praticamente indolor e de rápida recuperação. O paciente pode retornar de imediato às suas atividades cotidianas, não necessitando de repouso.
Nos primeiros dias após a cirurgia pode haver um discreto inchaço e equimose (roxo) local, que costuma regredir com 1 semana. É possível disfarçar os pontinhos e o roxo (caso ocorra) no lóbulo com o uso de fita Micropore da cor da pele. No primeiro mês de pós operatório o paciente é orientado a evitar a exposição direta ao sol e utilizar filtro solar.
Os pontos são retirados em média após 10 dias da cirurgia, apresentando uma boa aparência com 2 semanas. O resultado final só é obtido, em média, após 3 meses de cirurgia, quando a cicatriz costuma fica quase imperceptível.
É possível realizar um novo furo no lóbulo operado, caso o paciente deseje, porém deve ser evitada a linha da cicatriz, para que diminuam as chances do lóbulo rasgar novamente.
Os riscos
Os riscos gerais de todas as cirurgias variam de acordo com características específicas de cada paciente, como por exemplo: idade, comorbidades (problemas de saúde), peso, tabagismo, uso de medicamentos, fatores genéticos, entre outros. Sendo assim, são explicados em consulta presencial, devido às condições individuais de cada um.
As complicações e riscos do procedimento da lobuloplastia são raros, porém os mais relevantes são má cicatrização, deiscência, inflamação e infecção.
Como em toda cirurgia, cada caso deve ser acompanhado individualmente, podendo o paciente receber orientações específicas ou diferentes das mencionadas acima.
Sabemos que o valor de um procedimento é uma das principais dúvidas dos pacientes, pois muitos desejam se programar com antecedência e se planejar financeiramente. Entretanto, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) proíbem a divulgação de preços de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos pela internet.
Além da proibição imposta, outro empecilho para a divulgação do preço da lobuloplastia é o fato de que existem variáveis que podem influenciar no valor final do procedimento.
Se você tem interesse em saber o valor lobuloplastia e as formas de pagamento, a primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato conosco por meio dos nossos canais de atendimento para São Paulo e Sorocaba:
Telefone / WhatsApp: (11)
O orçamento final de sua cirurgia dependerá do agendamento de uma consulta, pois é então que o cirurgião poderá avaliar individualmente seu caso, saber das suas particularidades e expor todas as possibilidades, para que juntos possam chegar à melhor opção para você.
A publicação de fotos de antes de depois de procedimentos e cirurgias plásticas, mesmo com a autorização dos pacientes, é proibida pela Resolução nº 1.974/11 do Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Além disso, fotos de antes e depois de lobuloplastia devem ser avaliadas com cautela, uma vez que o resultado obtido num determinado paciente pode não ser o mesmo esperado para o seu caso específico, devido características e particularidades de cada um.
Para saber o resultado esperado para seu caso, a melhor forma é agendar uma consulta. Na consulta o cirurgião irá ouvir suas expectativas, analisar o seu caso, as suas características, mostrar casos parecidos com o seu e te orientar sobre os resultados que são possíveis para você.
Entre em contato conosco por meio dos nossos canais de atendimento e agende sua consulta em São Paulo ou Sorocaba:
Telefone / WhatsApp: (11)
Vale lembrar que a escolha de seu cirurgião deve ser muito criteriosa: você deve se certificar de que ele é habilitado, possui boa formação técnica e especialização em sua área de atuação. Consulte seu médico pelo site do CFM e SBCP.