Tumores benignos e malignos de pele

Os tumores benignos são lesões que podem surgir no decorrer da vida ou até mesmo podem ser de nascença. São exemplos de tumores benignos os nevos (pintas), cistos sebáceos, lipomas, mama axilar, hemangiomas (lesões vasculares), entre outros. Já os principais tumores malignos de pele (câncer de pele) são os carcinomas basocelular (CBC) e espinocelular (CEC), assim como o melanoma.

A cirurgia para retirada dessas alterações na pele pode ser indicada com finalidade estética, preventiva, ou mesmo como tratamento, na maioria das vezes de cura, com a retirada de lesões malignas.

Informações gerais

  • Duração da cirurgia: 30 - 60 minutos.
  • Tipo de anestesia: Anestesia local ou anestesia local com sedação.
  • Alta hospitalar: Normalmente o procedimento é realizado no consultório. Alguns procedimentos podem necessitar de internação para realização em centro cirúrgico.
  • Tempo de recuperação para atividades básicas do dia a dia: 1 a 7 dias.

A Cirurgia

Existem diversos tipos de tumores benignos e malignos de pele, sendo inúmeras as formas de realizar a cirurgia para sua retirada.

Na maioria das vezes, as lesões menores, tanto benignas como malignas, em pacientes com menos de 60 anos, podem ser retiradas no consultório com anestesia local. No entanto, em alguns casos, devido à idade do paciente ou da complexidade do caso, pode ser necessária a realização do procedimento em centro cirúrgico, como por exemplo em alguns casos de câncer de pele maligno.

Os tumores de pele malignos (câncer de pele) estão, na maioria das vezes, relacionados a uma grande exposição solar sem a devida proteção, por um longo período da vida. Para essas lesões, quando tratadas no seu início, na maioria das vezes é realizada a retirada com uma simples cirurgia com anestesia local. No entanto, quando o câncer de pele está mais evoluído, pode haver a necessidade de um procedimento maior, que envolva a reconstrução local da área tratada, que pode ser feita com retalhos ou enxertos de pele.

Após a cirurgia, toda lesão retirada é encaminhada para um exame de biópsia (exame anátomo-patológico). O resultado do exame anátomo-patológico definirá a natureza da tumoração, se o tratamento foi curativo (com a retirada da lesão por completo) ou se haverá necessidade de algum procedimento complementar.


O pós operatório

Devido as cirurgias para a retirada de tumores benignos e malignos de pele poderem ser de diferentes formas, o pós operatório pode ser diferente para cada caso.

É comum na maioria das cirurgias haver inchaço e equimose (roxo) local, que costumam regredir em poucos dias. No primeiro mês de pós operatório o paciente é orientado a evitar a exposição direta ao sol e utilizar filtro solar.

As lesões de pele retiradas são enviadas para análise laboratorial de patologia, conhecida como biópsia (exame anátomo-patológico), e após uma média de 7 dias é possível saber o resultado.

Os pontos costumam ser retirados entre 7 a 14 dias, dependendo da cirurgia realizada. O resultado final é alcançado, em média, após 6 meses de cirurgia, quando a cicatriz apresenta uma melhor qualidade e não há mais inchaço local.


Os riscos

Os riscos gerais de todas as cirurgias variam de acordo com características específicas de cada paciente, como por exemplo: idade, comorbidades (problemas de saúde), peso, tabagismo, uso de medicamentos, fatores genéticos, entre outros. Sendo assim, são explicados em consulta presencial, devido às condições individuais de cada um.

Na cirurgia de retirada de tumores de pele, as complicações e os riscos cirúrgicos podem variar de acordo com a cirurgia a ser realizada. Em geral, os riscos mais comuns, porém baixos, são: infecção, sangramento, hematoma, má cicatrização, deiscência, necrose e perda de enxerto (no caso de enxerto de pele).

Informações específicas

Como em toda cirurgia, cada caso deve ser acompanhado individualmente, podendo o paciente receber orientações específicas ou diferentes das mencionadas acima.

Preço da cirurgia de retirada de tumores de pele

Sabemos que o valor da cirurgia é uma das principais dúvidas dos pacientes, pois muitos desejam se programar com antecedência e se planejar financeiramente. Entretanto, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) proíbem a divulgação de preços de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos pela internet.

Além da proibição imposta, outro empecilho para a divulgação do preço da cirurgia de retirada de tumores é o fato de que existem diversas variáveis que influenciam no valor final da cirurgia. Essa variação se dá tanto em razão das particularidades específicas de cada paciente como do hospital escolhido para a realização da cirurgia.

Se você tem interesse em saber o valor da cirurgia de retirada de tumores e as formas de pagamento, a primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato conosco por meio dos nossos canais de atendimento para São Paulo e Sorocaba:

Telefone / WhatsApp: (11) 94546-4675Whatsapp

O orçamento final de sua cirurgia dependerá do agendamento de uma consulta, pois é então que o cirurgião poderá avaliar individualmente seu caso, saber das suas particularidades e expor todas as possibilidades, para que juntos possam chegar à melhor opção para você.

Fotos de antes e depois

A publicação de fotos de antes de depois de procedimentos e cirurgias plásticas, mesmo com a autorização dos pacientes, é proibida pela Resolução nº 1.974/11 do Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Além disso, fotos de antes e depois da cirurgia de retirada de tumores devem ser avaliadas com cautela, uma vez que o resultado obtido num determinado paciente pode não ser o mesmo esperado para o seu caso específico, devido características e particularidades de cada um.

Para saber o resultado esperado para seu caso, a melhor forma é agendar uma consulta. Na consulta o cirurgião irá ouvir suas expectativas, analisar o seu caso, as suas características, mostrar casos parecidos com o seu e te orientar sobre os resultados que são possíveis para você.

Entre em contato conosco por meio dos nossos canais de atendimento e agende sua consulta em São Paulo ou Sorocaba:

Telefone / WhatsApp: (11) 94546-4675Whatsapp

Vale lembrar que a escolha de seu cirurgião deve ser muito criteriosa: você deve se certificar de que ele é habilitado, possui boa formação técnica e especialização em sua área de atuação. Consulte seu médico pelo site do CFM e SBCP.