A mamoplastia redutora é a cirurgia plástica que visa diminuir o tamanho e o volume das mamas, harmonizando suas proporções em relação ao corpo.
O procedimento é indicado para mulheres que possuem mamas volumosas e, em função disso, sofrem com dores nas costas, pescoço e ombros, desvios posturais e irritações de pele abaixo das mamas.
A mamoplastia redutora pode ser realizada em menores de idade que apresentam volumosas mamas, porém nesses casos é necessária a autorização de um maior de idade responsável bem como avaliação da maturidade física e psicológica da paciente.
Informações gerais
- Duração da cirurgia: 3 - 4h.
- Tipo de anestesia: Anestesia geral.
- Alta hospitalar: Normalmente no dia seguinte à cirurgia.
- Tempo de recuperação para atividades básicas do dia a dia: 2 - 4 semanas (repouso principalmente com os braços).
A cirurgia
Na mamoplastia redutora é realizada a redução do tamanho das mamas através da remoção do excesso de tecido gorduroso, glandular e pele. Para isso são realizadas incisões nas mamas, que terão como resultado final uma cicatriz em T invertido e ao redor das aréolas.
O tamanho da incisão no sulco mamário (parte inferior da mama) depende da quantidade de pele a ser retirada. Quanto mais pele, maior a necessidade de ampliação da cicatriz, porém esta é posicionada de forma a ficar escondida e não aparente com o uso de um biquini ou sutiã.
O posicionamento e tamanho das aréolas também são reajustados, conforme a necessidade.
O pós operatório
A mamoplastia redutora é uma cirurgia cujo pós operatório é pouco doloroso, mas exige repouso, principalmente com os braços nas primeiras semanas.
A paciente necessita evitar esforços e movimentos amplos com os braços nas primeiras semanas, podendo retornar à rotina de trabalho ou estudo com 2 a 4 semanas.
As atividades físicas leves, como caminhadas, podem ser reiniciadas após 3 a 4 semanas, evoluindo gradativamente. Entretanto, a prática de atividades mais pesadas, que exijam movimentos dos peitorais e braços, bem como esportes de contato, devem ser reiniciados aproximadamente após 3 meses de cirurgia.
É aconselhado o uso de sutiã cirúrgico pelo período de dois meses e de meia elástica anti-trombos por pelo menos 1 semana. Além disso, no primeiro mês o ideal é que a paciente durma de barriga para cima.
Em alguns casos é realizada a colocação de um pequeno dreno, que costuma ser retirado antes da alta hospitalar. Os pontos costumam ser retirados entre 10 a 14 dias. Os curativos são trocados no primeiro retorno, e depois trocados diariamente pela paciente até a segunda semana.
É recomendado evitar a exposição solar pelo período de um mês. O resultado final é obtido entre 3 a 6 meses da cirurgia.
Os riscos
Os riscos gerais de todas as cirurgias variam de acordo com características específicas de cada paciente, como por exemplo: idade, comorbidades (problemas de saúde), peso, tabagismo, uso de medicamentos, fatores genéticos, entre outros. Sendo assim, são explicados em consulta presencial, devido às condições individuais de cada um.
Na mamoplastia redutora, as complicações e os riscos cirúrgicos específicos mais importantes, porém baixos, são: infecção, sangramento, hematoma, má cicatrização, deiscência, necrose, alteração de sensibilidade nas aréolas e dificuldade para amamentar.
Como em toda cirurgia, cada caso deve ser acompanhado individualmente, podendo o paciente receber orientações específicas ou diferentes das mencionadas acima.
Sabemos que o valor da cirurgia é uma das principais dúvidas dos pacientes, pois muitos desejam se programar com antecedência e se planejar financeiramente. Entretanto, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) proíbem a divulgação de preços de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos pela internet.
Além da proibição imposta, outro empecilho para a divulgação do preço da mamoplastia redutora é o fato de que existem diversas variáveis que influenciam no valor final da cirurgia. Essa variação se dá tanto em razão das particularidades específicas de cada paciente como do hospital escolhido para a realização da cirurgia.
Se você tem interesse em saber o valor da mamoplastia redutora e as formas de pagamento, a primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato conosco por meio dos nossos canais de atendimento para São Paulo e Sorocaba:
Telefone / WhatsApp: (11)
O orçamento final de sua cirurgia dependerá do agendamento de uma consulta, pois é então que o cirurgião poderá avaliar individualmente seu caso, saber das suas particularidades e expor todas as possibilidades, para que juntos possam chegar à melhor opção para você.
A publicação de fotos de antes de depois de procedimentos e cirurgias plásticas, mesmo com a autorização dos pacientes, é proibida pela Resolução nº 1.974/11 do Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Além disso, fotos de antes e depois de mamoplastia redutora devem ser avaliadas com cautela, uma vez que o resultado obtido num determinado paciente pode não ser o mesmo esperado para o seu caso específico, devido características e particularidades de cada um.
Para saber o resultado esperado para seu caso, a melhor forma é agendar uma consulta. Na consulta o cirurgião irá ouvir suas expectativas, analisar o seu caso, as suas características, mostrar casos parecidos com o seu e te orientar sobre os resultados que são possíveis para você.
Entre em contato conosco por meio dos nossos canais de atendimento e agende sua consulta em São Paulo ou Sorocaba:
Telefone / WhatsApp: (11)
Vale lembrar que a escolha de seu cirurgião deve ser muito criteriosa: você deve se certificar de que ele é habilitado, possui boa formação técnica e especialização em sua área de atuação. Consulte seu médico pelo site do CFM e SBCP.
